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Perguntas Frequentes | Consórcio

Consórcio

Dúvidas Gerais
- Consórcio -

O que é Consórcio?

Consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas físicas e/ou jurídicas em grupos para a aquisição de um bem. Os participantes por meio de pagamentos mensais contribuem para o fundo comum do grupo, que geram recursos para as contemplações por Lance ou Sorteios. Esta modalidade tem a garantia da Administradora que todas as cotas serão contempladas até o final do grupo.

Quais são as principais vantagens de um Consórcio?

A maior vantagem do Consórcio é ausência de juros nas parcelas mensais. Outras vantagens são: a maior garantia para o seu investimento, planejamento da compra, parcelamento integral do crédito, maior prazo para pagamento, valor do bem atualizado, possibilidade de contemplação por sorteios mensais a partir da primeira parcela e ainda, por meio de ofertas de lances nas assembleias.

O que é o Consórcio Nacional Volkswagen?

O Consórcio Nacional Volkswagen é uma das maiores administradoras de Consórcios do país. Com mais de 40 anos no mercado é a única que conta com a garantia da marca Volkswagen e o apoio da Rede de Concessionárias desde a aquisição até a retirada do bem.

Como faço para adquirir uma cota do Consórcio Nacional Volkswagen?

É muito simples: basta você acessar o nosso site (www.cnvw.com.br) e poderá realizar a sua compra online.

Quando ocorre a formação do grupo?

A formação do grupo ocorre de acordo com a disponibilidade do número de participantes. Assim que o número mínimo é atingido, o grupo é formado. Caso não ocorra até 90 dias da data de assinatura do contrato, a Administradora devolve o valor pago.

Como a parcela é composta?

A contribuição mensal (prestações) para aquisição do bem é composta pela: taxa de administração, fundo de reserva e seguro de vida (opcional).

O que é contemplação e quando ocorre?

A contemplação é o sorteio do número da cota que garante o benefício de compra do bem. Ele ocorre nas datas das assembleias, uma vez por mês, onde o cliente pode ter a sua cota sorteada em duas situações: por oferta de Lance ou por sorteio da Loteria Federal. Após a contemplação, o cliente receberá o aviso e deverá entrar em contato para iniciar o processo de compra do bem.

Como funciona o sistema de sorteios do Consórcio Nacional Volkswagen?

O sorteio utiliza o 1.º Prêmio da primeira extração da Loteria Federal ocorrida após a data da realização de cada assembleia do grupo. Para saber a cota vencedora, efetue seu login na página do ACESSO DO CLIENTE.

Como faço para ofertar o meu lance?

O cliente poderá escolher ofertar um Lance por meio do:
·        Site, realizando o login com a sua senha em ACESSO DO CLIENTE  >Serviços > Oferta de Lance;

·        Pessoalmente nas Assembleias (temporariamente suspenso);

·        Por meio do Sistema de Auto Atendimento da Central de Relacionamento do Banco (URA);

·        Vale compromisso - documento enviado para o cliente através de e-mail, após o contato com Central de Atendimento. Necessário preenchimento e envio conforme check list. O envio precisa ser um dia antes da data da Assembleia.

Como é calculada a oferta de Lance?

O valor do Lance ofertado é livre e poderá variar do mínimo, que é igual a valor da primeira parcela, até o máximo que corresponda ao valor de quitação da cota, onde esse percentual será calculado sobre o bem.

O que é o Lance vencedor e como ele funciona?

O Lance vencedor é aquele que apresentar maior percentual de amortização em relação ao valor do bem ou abatimento do saldo devedor. Em caso de empate, será considerada a cota com numeração mais próxima a do número da cota sorteada pelo Sistema de Sorteio Automático.

Como proceder após a Contemplação para adquirir o meu veículo?

Após a confirmação da contemplação da cota, o cliente poderá contar com os Canais de Atendimento:

Por meio do site no ACESSO DO CLIENTE ou na Central de Atendimento para verificar os documentos necessários para iniciar o processo de liberação do crédito.

Como faço para emitir a minha Autorização (ACAP)?

Após a contemplação da sua cota, será necessário enviar a Ficha Cadastral que pode ser encontrada na página Outros Serviços (Consórcio >2. Contemplação). Para que seja realizada a análise cadastral dos seus dados, enviar a ficha preenchida e assinada para os dados informados conforme orientação na Central de Atendimento. Posteriormente será emitida a autorização de uso do seu crédito.

Quais os documentos necessários para pagamento do crédito ao vendedor do veículo?

A documentação necessária irá depender da Análise de Crédito e, se a compra do bem será realizada em uma Concessionária Volkswagen. Caso não seja será necessário a emissão da ACAP (Formulário de Autorização) e dos documentos pessoais que forem solicitados após a aprovação do crédito.

Escolhi o meu veículo, como solicitar o pagamento?

Após o envio da ACAP (autorização) e dos documentos solicitados para o banco, o processo passará por uma análise para que o valor seja creditado na conta indicada.

Posso adquirir um veículo usado?

Após a análise do crédito, o cliente poderá procurar qualquer concessionária de sua região para efetuar a compra do seu veículo.

O que é o Gravame e como ocorre a liberação após a quitação do contrato?

O Gravame é a informação de que o bem está alienado ao Consórcio ou Banco. Essa informação é repassada ao DETRAN para indicar que ainda constam valores em aberto junto à financeira. Após a quitação do contrato, o Gravame é baixado automaticamente em até três dias úteis.

Em caso de falecimento, como devo proceder?

Será necessário o envio da Certidão de Óbito, do Inventário ou Formal de Partilha, para que possa ser comprovado a pessoa que possui direito a cota.

Não quero ser contemplado. O que devo fazer?

Para que sua cota não seja contemplada, você poderá entrar em contato com a Central de Atendimento e solicitar a exclusão do sorteio para sua cota.

Como faço a troca do veículo que esta alienado em minha cota de Consórcio?

A troca do veículo poderá ser efetuada por meio do processo de Substituição de Garantia (Outros Serviços>Consórcio> 1.Geral> Substituição de Garantia). Para isso é necessário que o veículo em substituição possua valor de mercado superior ou igual ao saldo devedor da cota. O bem substituto poderá ser novo ou usado, com até cinco anos de uso considerando a data de fabricação.

Posso antecipar a Quitação do meu Consórcio? (Cota Contemplada)

Pode por meio do site no link ACESSO AO CLIENTE e com a sua senha você poderá solicitar a simulação do valor de quitação e o boleto. Vale lembrar que o saldo estará sujeito a variação ate a próxima Assembleia do grupo, onde ocorrerá a confirmação da quitação.

Como altero meus dados cadastrais?

Qualquer necessidade de alteração dos dados cadastrais deverá ser comunicada através do Fale Conosco e Central de Atendimento ou diretamente com o Encarregado de Dados Pessoais através do e-mail privacidade@vwfs.com. É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados para que possamos manter contato permanente. Para maiores informações quanto aos seus direitos enquanto titular de dados pessoais, acesse a nossa Política de Privacidade.

Como posso fazer a transferência de nome na cota?

Clique Aqui para ser direcionado a página de Outros Serviços. Ir até Consórcio > 3. Transferência e escolha a opção de transferência que deseja seguir.

Como altero o estado de emplacamento do veículo? (Alteração da UF)

Clique Aqui e vá para Outros Serviços > 1.Geral > Alteração da Unidade Federativa

Como faço para acompanhar a situação da minha cota?

Por meio do ACESSO AO CLIENTE no site, estando logado com a sua senha você poderá visualizar toda a movimentação de valores da sua Cota.

A prestação foi paga e não consta no extrato de pagamento da minha conta. O que fazer?

A contabilização ocorre em até 48 horas. Caso não seja contabilizado, é necessário encaminhar o e-mail por meio do nosso canal Fale Conosco, solicitando a regularização de sua parcela e, caso não seja localizado o valor será solicitado ao cliente a cópia do boleto e comprovante.

Se a minha cota for cancelada, como posso reativá-la?

Basta solicitar o valor da dívida e efetuar o pagamento até a data do vencimento da próxima assembleia. No entanto, só poderá ser contemplado na próxima assembleia após a de confirmação de reativação da cota.

Desisti do Consórcio. Quando posso receber o valor pago?

Após a desistência, a cota passa ser considerada como excluída e, a devolução do valor somente poderá ser feita após o encerramento do grupo ou se a cota for sorteada pelo sistema de sorteio automático dentro dos mesmos critérios das cotas ativas. O depósito do valor à que tem direito será feito diretamente da conta bancária cadastrada.

Posso receber o meu crédito em espécie?

A devolução do valor somente poderá ser feita 10 dias após a realização da última assembleia ou após 180 dias da contemplação (neste caso a cota deverá estar quitada); o crédito será feito na conta do cliente. Mantenha seus dados atualizados.

Quando ocorre a devolução do fundo de reserva?

Após 60 dias da última assembleia do grupo, é feita a apuração de valores remanescentes. Se houver saldo, o valor é disponibilizado para cada consorciado por meio do crédito em conta (caso tenha sido informada previamente).

Como posso emitir a segunda via do meu boleto?

Faça o login no ACESSO DO CLIENTE para emitir a segunda via do seu boleto.

Como funciona/como posso solicitar a prorrogação de boletos devido à pandemia?

Para o Consórcio, por ser uma união de pessoas, não temos como prorrogar as parcelas. Estamos realizando renegociações flexíveis com quem estiver inadimplente.

Meu grupo foi encerrado. Como faço para receber a devolução do meu dinheiro?

Após o seu Grupo estar encerrado, a devolução do saldo ocorre em até 10 dias em sua conta. Mantenha os seus dados atualizados.

Como posso recuperar a minha senha?

Você pode por meio da área logada no ACESSO DO CLIENTE solicitar a recuperação da senha ou na nossa Central de Atendimento.

Por que minha parcela aumenta todo mês?

Os planos do Consórcio são oferecidos de forma que atenda a todos os clientes, por isso oferecemos parcelas que cabem em seu bolso. Conforme o plano escolhido, ofertamos opções de crédito parcial, onde o cliente tem uma redução na sua parcela mensal, podendo alterar o valor do crédito no momento da contemplação e a opção integral que as parcelas são constantes. Reajustes acontecem somente em caso de alteração do bem (valor do crédito).

Direito do Arrependimento

O consumidor possui um prazo estabelecido por lei de acordo com o Código de Defesa do Consumidor artigo 49, que estabelece sete dias corridos a contar da data do recebimento do produto ou assinatura de contrato/proposta, para desistência. A contagem não é interrompida no fim de semana ou feriados. Para exercer o direito de arrependimento, você deve entrar em contato por meio da Central de Compra Online, ligando para o número 0800 554 4544. Anote o número do protocolo e o nome do funcionário que realizar o atendimento.

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