The service is currently unavailable. Please try again later.

family-playing-in-living-room

Perguntas Frequentes | Não Cliente

Não Cliente

Perguntas Frequentes

- Não Cliente -

A melhor forma de tirar as suas dúvidas

RA1000 v.3.png

Perguntas Frequentes

BNDES Finame

1 - O que é BNDES Finame?

O BNDES Finame é uma modalidade de financiamento a longo prazo, cujos recursos para a aquisição do bem são repassados à Volkswagen Financial Services pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da BNDES Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial).

Com o BNDES Finame você ou sua empresa pode adquirir caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em condições bastante vantajosas.

2 - Quais produtos posso adquirir com o BNDES Finame?

Você ou sua empresa poderá adquirir caminhões e ônibus da marca Volkswagen e MAN, além de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional.

3 - Quem pode fazer um BNDES Finame?

A Volkswagen Financial Services oferta o produto para Pessoa Jurídica e Pessoa Física (Transportadores Autônomos de Carga).

4 - Como posso solicitar o BNDES Finame?

Compareça a uma Concessionária Autorizada de Caminhões e Ônibus Volkswagen ou MAN e solicite a presença de um representante da Volkswagen Financial Services.

Ele o auxiliará no esclarecimento de dúvidas e documentos necessários para a realização do negócio.

Na sequência, a Volkswagen Financial Services efetuará a análise de seu crédito e encaminhará a operação de financiamento para a aprovação do BNDES.

5 - Quais são os requisitos mínimos para esse plano de financiamento?

  • Estar em dia com obrigações fiscais, tributárias e sociais;

  • Ter capacidade de pagamento;
  • Não estar em regime concordatário ou de falência.

6 - Qual é o prazo total de uma operação de BNDES Finame?

O prazo máximo permitido é de até 60 meses para operações de caminhões, ônibus e equipamentos.

7 - É exigido algum tipo de garantia no BNDES Finame?

Sim. A exigência será determinada em função do risco da operação.

No caso da Volkswagen Financial Services, a garantia exigida consiste na alienação fiduciária dos bens financiados e, se necessário, poderão ser solicitadas garantias adicionais.

Para mais informações, consulte também o site do BNDES.

8 - Como acontece a liberação do veículo?

A liberação do gravame ocorre automaticamente em até 10 dias corridos, após a liquidação do financiamento.

Após a liberação do gravame será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV) sem alienação.

Perguntas Frequentes - Não Clientes

CDC

1 - O que é Crédito Direto ao Consumidor (CDC)?

É uma operação de crédito destinada à aquisição de bens ou serviços.

O CDC da Volkswagen Financial Services está disponível para Pessoa Física ou Jurídica e pode ser utilizado para a aquisição de veículos novos e seminovos.

Na operação de CDC com a Volkswagen Financial Services, o veículo adquirido é a garantia do contrato. Sendo assim, o veículo fica alienado à Volkswagen Financial Services até a quitação do contrato.

2 - Como faço para adquirir um Crédito Direto ao Consumidor (CDC)?

Dirija-se à concessionária Volkswagen mais próxima, escolha o veículo de sua preferência e solicite o CDC da Volkswagen Financial Services.

Você deve apresentar a documentação necessária (ver item abaixo) para análise e aprovação do crédito e assinar uma Cédula de crédito bancário para posterior liberação do veículo.

3 - Como é calculado o valor da prestação?

O valor da prestação é composto pela somatória dos valores da operação: valor financiado, taxa de juros, serviços, IOF e outros, dividido pelo prazo do contrato.

4 - Como faço a liberação do veículo ao fim do financiamento?

A liberação do gravame ocorre automaticamente em até 10 dias corridos, a partir da liquidação do financiamento.

Após esse prazo será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV – Certificado Registro do Veículo) sem alienação.

Perguntas Frequentes - Não Clientes

Leasing

1 - O que é Leasing?

Leasing é uma operação realizada mediante contrato, em que a Volkswagen Financial Services adquire - em nome da empresa - um veículo indicado por um terceiro (cliente, também chamado de arrendatário) a quem cede a posse e o uso desse veículo por prazo determinado.

O cliente paga as parcelas periódicas de arrendamento mensais e, no fim do contrato, pode optar por renovar o contrato de leasing, devolver o veículo ao proprietário (Volkswagen Financial Services) ou adquiri-lo, nesta última hipótese mediante o pagamento do Valor Residual Garantido (VRG).

Caso o cliente opte pela aquisição do veículo ao fim do contrato, não havendo débitos remanescentes, o veículo será transferido para o respectivo nome após o pagamento do VRG.

Uma das principais vantagens do Leasing é que suas parcelas são isentas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Por isso, são mais suaves do que as dos financiamentos.

2 - Quem pode fazer um Leasing?

Qualquer Pessoa Física ou Jurídica.

3 - Quais são as vantagens do Leasing?

Além da não incidência de IOF, as parcelas periódicas podem ser contabilizadas como despesas operacionais no caso de Pessoa Jurídica. Isso reduz o lucro tributável no Imposto de Renda.

Também é permitida a inclusão de outros custos no contrato de Leasing, como acessórios, seguros e outras despesas relativas ao veículo.

4 - Quais são os termos encontrados nos contratos de Leasing?

Parcela periódica de arrendamento: é a parcela mensal devida pelo cliente, composta pela contraprestação e, conforme estabelecido em contrato, pelo VRG.

Contraprestação: é o nome dado às parcelas mensais do Leasing devidas pelo cliente em decorrência do uso do bem.

VRG (Valor Residual Garantido): é o valor estabelecido como mínimo a ser recebido pelo arrendador (Neste caso o arrendador é a Volkswagen Financial Services),  na conclusão do contrato de arrendamento. O VRG serve para recompor o valor investido pelo arrendador na aquisição do bem. O valor do VRG também pode ser considerado como pagamento que corresponde ao preço estipulado contratualmente para o exercício da opção de compra do veículo.

5 - Quem é o responsável pela manutenção e conservação do veículo durante a vigência do contrato?

O cliente é responsável pela guarda, conservação e manutenção do veículo. Além disso, ele é obrigado a manter o veículo segurado integralmente.

Em caso de sinistro com perda total, será obrigado a ressarcir o saldo devedor do contrato.

O pagamento de multas, despesas com licenciamento e IPVA também são de responsabilidade do cliente.

6 - Como é composto o valor da parcela periódica de arrendamento?

O valor das parcelas periódicas de arrendamento será composto por:

  • Valor da Contraprestação de Arrendamento (valor dedutível como despesa no caso de pessoas jurídicas);

  • Valor de Antecipação do VRG, dependendo da forma de pagamento do VRG ajustado no contrato.

Esses valores estão assinalados no recibo do sacado de cada uma das parcelas periódicas do arrendamento do carnê.

7 - Em que momento ocorre a liberação do veículo ao fim do contrato?

A liberação do gravame ocorre automaticamente em até 10 dias corridos após a liquidação do financiamento.

Após o envio da opção pela aquisição do veículo, bem como a quitação do contrato, a Volkswagen Financial Services enviará o CRV devidamente preenchido para a residência do cliente.

Em caso de faturamento do veículo em nome de terceiros será necessário o preenchimento dos dados do comprador e envio da opção de término, disponível no carnê, 30 dias antes do vencimento da última parcela periódica de arrendamento.

Após o recebimento do recibo será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir o novo documento (CRV), sem alienação e em nome do novo proprietário do veículo.

Perguntas Frequentes - Não Clientes

Seguros

Geral

1 - Quais critérios devo considerar para escolher meu seguro?

Existem mais de cem companhias seguradoras no Brasil. Todas trabalham com a intermediação obrigatória de corretoras de seguros, seguindo a legislação.

Com tantas opções, a escolha do seguro não deve ser determinada apenas em função do valor. É importante conhecer a credibilidade da corretora e também da seguradora. Você poderá encontrar essas informações no site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pela fiscalização e regulamentação do setor.

Declaração falsa e incompleta são motivos para as seguradoras recusarem o pagamento de indenizações. Por este motivo a contratação correta do seguro é muito importante para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Procure um de nossos profissionais na Rede de Concessionárias Volkswagen e tenha a tranquilidade de fechar um bom negócio com a Volkswagen Corretora de Seguros.

Automóveis

1 - Qual é o papel do corretor na contratação do seguro?

O corretor deve ser visto como um consultor, que irá ajudá-lo a encontrar o seguro mais adequado às suas necessidades.

Ele vai orientá-lo na escolha da seguradora e dos tipos de cobertura mais adequados ao seu perfil e aos riscos a que seu carro está exposto todos os dias.

De acordo com a legislação brasileira a participação do corretor na contratação de seguro é obrigatória.

2 - Por que contratar os Seguros Volkswagen?

Os Seguros Volkswagen para automóveis oferecem as melhores condições para proteger seu veículo contra incêndio, roubo, furto e/ou colisão.

Além dos serviços de assistência 24 horas, o produto proporciona o uso de peças originais e mão de obra especializada na Rede Volkswagen, garantindo assim, maior tranquilidade e confiança em um eventual reparo decorrente a sinistro.

3 - Há a opção de fechar um seguro com outras seguradoras?

Além das opções de pacotes de coberturas com a Marca Volkswagen os clientes têm também a possibilidade de adquirir coberturas customizadas, dentro de suas necessidades, a partir das principais seguradoras do mercado, como Azul Seguros, Chubb, HDI, Mapfre, Porto Seguro e SulAmérica.

4 - Quais fatores influenciam o preço do seguro?

O custo do seguro é composto por inúmeras variáveis como:

  • Marca, modelo e ano de fabricação do veículo;

  • Região de risco;

  • Perfil do motorista;

  • Garantias contratadas;

  • Valor da franquia;

  • Abrangência dos serviços de assistência 24 horas;

  • Classe de bônus;

  • Eventuais descontos especiais.

5 - O que é seguro financiado?

É a possibilidade de financiar o valor do seguro por meio da Volkswagen Financial Services.

Esse valor poderá ser diluído no contrato de financiamento do veículo ou então, pode-se fazer o financiamento do valor do seguro apenas.

6 - A seguradora pode recusar a proposta de seguro?

A seguradora tem a prerrogativa - desde que justificada - de recusar o risco. Se isso acontecer, a cobertura permanece válida por dois dias úteis.

Os principais motivos que levam uma seguradora a recusar uma proposta é um veículo que apresenta algum problema na vistoria prévia ou irregularidade na documentação, inadimplência, carteira de habilitação suspensa, processos por dirigir embriagado ou outras irregularidades.

7 - O que é vistoria prévia?

Uma das exigências das seguradoras para a aceitação do seguro é a realização de uma vistoria prévia.

Essa exigência, contudo, é dispensada para automóveis zero-quilômetro e na renovação - quando não há modificações nas coberturas e nas características do veículo.

8 - O que é sinistro?

É a ocorrência de um dos eventos previstos na apólice (colisão, incêndio, roubo ou furto), de forma involuntária e imprevista, que cause prejuízo ao segurado e/ou terceiro.

Proteção Financeira

1 - O que é Seguro de Proteção Financeira?

O Seguro de Proteção Financeira tem por objetivo garantir a tranquilidade ao cliente e à família, pois garante cobertura para imprevistos, como morte, invalidez total permanente por acidente, desemprego e incapacidade física total temporária.

2 - Como devo fazer para contratar o Seguro de Proteção Financeira?

Solicite ao vendedor no momento da aquisição do financiamento do veículo em uma das Concessionárias Volkswagen.

No contrato estará claramente indicado o valor referente ao financiamento do veículo e o valor referente ao prêmio do seguro.

Ambos são pagos mensalmente em uma única prestação.

3 - Em que situação o Seguro de Proteção Financeira não garante o pagamento da dívida?

Existem algumas situações nas quais o risco de inadimplência está excluído.

Por exemplo, se você aderir a um programa de demissão incentivada, demissão por justa causa, afastamento por doença pré-existente, entre outros.

Consulte as condições gerais da sua apólice para mais detalhes.

Garantia Estendida

1 - O que é Garantia Estendida?

É a extensão e/ou complemento após o término da Garantia Original de Fábrica.

A Garantia Estendida garante mão de obra especializada e peças originais na Rede Volkswagen caso ocorra danos por falhas mecânicas ou eletroeletrônicas que não tenham sido causadas por desgaste natural, acidentes ou mau uso do veículo.

Essa garantia é condicionada à realização das revisões especificadas no Manual de Garantia Original.

2 - Como posso adquirir este produto?

Na compra de um Volkswagen 0Km em um Concessionária Volkswagen peça informações sobre a aquisição deste produto.

3 - Comprei um veículo usado. Posso adquirir a Garantia Estendida?

Solicitamos que procure uma Concessionária Volkswagen para que seu veículo seja avaliado e verifiquem se está aderente à contratação.

4 - A Garantia Estendida pode ser adquirida para todos os veículos 0km?

Sim, tanto para veículos nacionais e importados, obedecendo às regras do produto.

Clique aqui.
Clique aqui.
Clique aqui.
Clique aqui.