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Perguntas Frequentes

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A melhor forma de tirar as suas dúvidas

Visando a sua conveniência, desenvolvemos um passo a passo animado de cada um dos principais motivos de contato conosco.

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Perguntas Frequentes - Clientes

BNDES Finame

O que é BNDES Finame?

O BNDES Finame é uma modalidade de financiamento em longo prazo, cujos recursos para a aquisição do bem são repassados à Volkswagen Financial Services pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da BNDES Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial).

Com o BNDES Finame você ou sua empresa pode adquirir caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em condições bastante vantajosas.

Quais produtos posso adquirir com o BNDES Finame?

Você ou sua empresa poderá adquirir caminhões e ônibus da marca Volkswagen e MAN, além de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional.

Quem pode fazer um BNDES Finame?

A Volkswagen Financial Services oferta o produto para Pessoa Jurídica e Pessoa Física (Transportadores Autônomos de Carga).

Como posso solicitar o BNDES Finame?

Compareça a uma Concessionária Autorizada de Caminhões e Ônibus Volkswagen ou MAN e solicite a presença de um representante da Volkswagen Financial Services.

Ele o auxiliará no esclarecimento de dúvidas e documentos necessários para a realização do negócio. Na sequência, a Volkswagen Financial Services efetuará a análise de seu crédito e encaminhará a operação de financiamento para a aprovação do BNDES.

Quais são os requisitos mínimos para esse plano de financiamento?

  • Estar em dia com obrigações fiscais, tributárias e sociais;
  • Ter capacidade de pagamento;
  • Não estar em regime concordatário ou de falência.

Qual é o prazo total de uma operação de BNDES Finame?

O prazo máximo permitido é de até 60 meses para operações de caminhões, ônibus e equipamentos.

O que é prazo de carência?

É o período compreendido entre a assinatura do financiamento e o pagamento da primeira prestação de amortização do valor principal.

A empresa tem de pagar algum valor durante o período de carência nos financiamentos do BNDES?

Sim. Durante o período de carência são cobrados apenas os juros da operação.

O que é prazo de amortização?

É o período que se inicia imediatamente após o término da carência. Nesse momento, tem início o pagamento do valor principal dos recursos contratados no financiamento e, se necessário, da prestação dos encargos capitalizados.

A periodicidade normalmente é mensal. Alguns programas de Financiamento poderão ter periodicidade semestral ou anual.

É exigido algum tipo de garantia no BNDES Finame?

Sim. A exigência será determinada em função do risco da operação. No caso da Volkswagen Financial Services, a garantia exigida consiste na alienação fiduciária dos bens financiados e, se necessário, poderão ser solicitadas garantias adicionais.

Para mais informações, consulte também o site do BNDES.

Como eu altero meus dados cadastrais?

Entre em contato conosco informando seu endereço completo para correspondência e/ou o novo telefone.
É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados para que possamos manter contato permanente.

Não recebi o boleto mensal. Como devo proceder para o pagamento da prestação?

Para efetuar o pagamento da prestação, você poderá emitir a segunda via do boleto. Clique aqui.

Como faço para efetuar o pagamento da prestação em atraso?

Até o 10º dia após o vencimento, o pagamento poderá ser feito somente no banco emissor do boleto, acrescido dos encargos.

Ressaltamos que um dos nossos escritórios de advocacia poderá entrar em contato para agendar o pagamento da prestação em aberto.

Como faço para antecipar a liquidação do meu contrato?

Para efetuar a Liquidação Antecipada do Saldo Devedor, o contrato deverá estar em dia. Clique aqui, acesse o site, simule a operação e emita seu boleto.

A prestação paga não é a vencida no mês. O que eu faço?

Concluídas as 48 horas úteis da realização do pagamento, por favor, entre em contato conosco solicitando a apropriação do valor pago na parcela do mês e o envio de outro boleto correspondente à parcela que foi paga indevidamente.

Como faço para obter o extrato dos meus pagamentos?

Entre em contato conosco para solicitar o registro de todos os pagamentos consolidados.

Como faço a troca do veículo que está alienado no meu contrato (substituição de garantia)?

Somente é possível substituir o veículo adquirido via Finame mediante prévia autorização da Volkswagen Financial Services, e em casos de sinistro ou de mau desempenho.

A aprovação do processo ficará condicionada à aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) no prazo de 60 a 90 dias. Para realizar essa operação, o contrato deverá estar em dia.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Substituição de Garantia FINAME”. Clique aqui.

Como faço uma transferência de titularidade de contrato (Cessão de Direitos)?

Com a prévia autorização da Volkswagen Financial Services é possível transferir os direitos e obrigações do contrato para outra titularidade.

O valor da negociação referente aos valores pagos no financiamento até a data da transferência é de responsabilidade das partes envolvidas.

A aprovação do processo ficará condicionada às normas do BNDES, bem como a aprovação, e poderá levar de 30 a 90 dias.

Após a aprovação pela Volkswagen Financial Services, o termo será emitido e enviado para a regional de origem. A proposta será submetida para análise do BNDES somente após a apresentação da documentação necessária. A transferência da dívida será realizada após a aprovação do BNDES.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Cessão de Direitos e Obrigações Finame”. Clique aqui.

Desejo alterar o estado de emplacamento do veículo. O que preciso fazer?

É possível alterar a Unidade Federativa (UF) atual de licenciamento do veículo.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Alteração de Unidade Federativa”. Clique aqui.

Como acontece a liberação do veículo?

A liberação do gravame ocorre automaticamente em até 10 dias corridos, após a liquidação do financiamento.

Após a liberação do gravame será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV) sem alienação.

Perguntas Frequentes - Clientes

CDC

O que é Crédito Direto ao Consumidor (CDC)?

É uma operação de crédito destinada à aquisição de bens ou serviços.

O CDC da Volkswagen Financial Services está disponível para Pessoa Física ou Jurídica e pode ser utilizado para a aquisição de veículos novos e seminovos.

Na operação de CDC com a Volkswagen Financial Services, o veículo adquirido é a garantia do contrato. Sendo assim, o veículo fica alienado à Volkswagen Financial Services até a quitação do contrato.

Como faço para adquirir um CDC?

Dirija-se à concessionária Volkswagen mais próxima, escolha o veículo de sua preferência e solicite o CDC da Volkswagen Financial Services.

Você deve apresentar a documentação necessária (ver item abaixo) para análise e aprovação do crédito e assinar uma  Cédula de crédito bancário (documento que formaliza a operação de financiamento), para posterior liberação do veículo.

Como é calculado o valor da prestação?

O valor da prestação é composto pela somatória dos valores da operação: valor financiado, taxa de juros, serviços, IOF e outros, dividido pelo prazo do contrato.

Não recebi / extraviei o carnê. Como devo proceder para o pagamento da prestação?

Para efetuar o pagamento da prestação, você pode emitir a segunda via do boleto bancário ou do carnê de financiamento.

Faça seu login no Acesso do Cliente. Em seguida, clique em “2ª via Carnê”.

Como faço para antecipar algumas prestações do meu financiamento?

Você pode antecipar o pagamento de algumas prestações mensais a qualquer momento, basta que o financiamento esteja em dia.

Para saber como simular ou emitir o boleto, clique aqui e acesse “Boleto Antecipação de Parcelas”.

Como faço para antecipar a liquidação do meu financiamento?

Você poderá liquidar seu contrato antecipadamente a qualquer momento.

Para saber como simular ou emitir o boleto de quitação, clique aqui e acesse “Boleto Antecipação de Parcelas”.

A prestação paga não é a vencida no mês. O que eu faço?

Concluídas as 48 horas úteis da realização do pagamento, entre em contato conosco solicitando a apropriação do valor pago na prestação do mês e o envio de outro boleto correspondente à prestação que foi paga indevidamente.

Desejo alterar o estado de emplacamento do veículo. O que preciso fazer?

É possível alterar a Unidade Federativa (UF) atual de licenciamento do veículo para outra cidade.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Alteração da Unidade Federativa”. Clique aqui.

Como faço para alterar meus dados cadastrais?

É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados para que possamos manter contato permanente.

Para atualizar seus dados cadastrais, faça seu login no Acesso do Cliente. Em seguida, clique em “Atualização de Dados Cadastrais”.

Como faço para efetuar o pagamento da prestação em atraso?

Até o 10º dia após o vencimento, o pagamento poderá ser feito somente no banco emissor do boleto, acrescido dos encargos.

Ressaltamos que um dos nossos escritórios de advocacia poderá entrar em contato para agendar o pagamento da prestação em aberto.

Caso seu nome tenha sido negativado, a regularização ocorrerá em até 5 (cinco) dias úteis após a confirmação do pagamento.

Como faço uma transferência de titularidade de financiamento (Cessão de Direitos)?

É possível ceder e transferir a terceiros os direitos e obrigações do seu financiamento, mediante análise de crédito.

O valor da negociação referente aos valores pagos no financiamento até a data da transferência é de responsabilidade das partes envolvidas.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Cessão de Direitos e Obrigações CDC”. Clique aqui.

Como faço uma troca do veículo que está alienado no meu financiamento (Substituição de Garantia)?

O processo que permite a troca do veículo alienado por outro é denominado Substituição de Garantia.

Diante da prévia autorização da Volkswagen Financial Services é possível substituir o veículo, desde que o valor de mercado do novo veículo seja igual ou superior ao valor original do veículo a ser substituído, de mesma natureza e que não esteja alienado.

Veículos usados devem ter, no máximo, 12 (doze) anos de uso e fabricação, incluindo o ano vigente.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Substituição de garantia CDC”. Clique aqui.

Como faço para obter o extrato dos meus pagamentos?

Faça seu login no Acesso do Cliente. Em seguida, clique em “Extrato de Pagamentos”.

Como faço para adquirir o Extrato Consolidado dos meus pagamentos?

A Volkswagen Financial Services disponibiliza os extratos consolidados das operações financeiras para consulta a partir de 28 de fevereiro de cada ano, com as informações relativas ao ano anterior.

O extrato poderá ser visualizado ou impresso. Faça seu login no Acesso do Cliente. Em seguida, clique em “Extrato Consolidado”.

Como faço a liberação do veículo ao fim do financiamento?

A liberação do gravame ocorre automaticamente em até 10 dias corridos, a partir da liquidação do financiamento.

Após esse prazo será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV – Certificado Registro do Veículo) sem alienação.

Perguntas Frequentes - Clientes

Leasing

O que é Leasing?

Leasing é uma operação realizada mediante contrato, em que o Banco Volkswagen adquire - em nome da empresa - um veículo indicado por um terceiro (cliente, também chamado de arrendatário) a quem cede a posse e o uso desse veículo por prazo determinado.

O cliente paga as parcelas periódicas de arrendamento mensais e, no fim do contrato, pode optar por renovar o contrato de leasing, devolver o veículo ao proprietário (Banco Volkswagen) ou adquiri-lo, nesta última hipótese mediante o pagamento do Valor Residual Garantido (VRG).

Caso o cliente opte pela aquisição do veículo ao fim do contrato, não havendo débitos remanescentes, o veículo será transferido para o respectivo nome após o pagamento do VRG.

Uma das principais vantagens do Leasing é que suas parcelas são isentas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Por isso, são mais suaves do que as dos financiamentos.

Quem pode fazer um Leasing?

Qualquer Pessoa Física ou Jurídica.

Quais são as vantagens do Leasing?

Além da não incidência de IOF, as parcelas periódicas podem ser contabilizadas como despesas operacionais no caso de Pessoa Jurídica. Isso reduz o lucro tributável no Imposto de Renda.

Também é permitida a inclusão de outros custos no contrato de Leasing, como acessórios, seguros e outras despesas relativas ao veículo.

Quais são os termos encontrados nos contratos de Leasing?

Parcela periódica de arrendamento: é a parcela mensal devida pelo cliente, composta pela contraprestação e, conforme estabelecido em contrato, pelo VRG.

Contraprestação: é o nome dado às parcelas mensais do Leasing devidas pelo cliente em decorrência do uso do bem.

VRG (Valor Residual Garantido): é o valor estabelecido como mínimo a ser recebido pelo arrendador na conclusão do contrato de arrendamento. O VRG serve para recompor o valor investido pelo arrendador na aquisição do bem. O valor do VRG também pode ser considerado como pagamento que corresponde ao preço estipulado contratualmente para o exercício da opção de compra do veículo.

O que fazer com o Certificado de Registro de Veículos de Porte não obrigatório (CRV)?

A documentação deve ser encaminhada para o Banco Volkswagen, empresa arrendadora e proprietária do veículo, que deverá manter o CRV original em arquivo para comprovar a operação.

Para sua comodidade, utilize a carta-resposta disponível no carnê de pagamento para remeter o CRV original para a arrendadora. As despesas de postagem serão pagas pelo Banco Volkswagen.

Quem é o responsável pela manutenção e conservação do veículo durante a vigência do contrato?

O cliente é responsável pela guarda, conservação e manutenção do veículo.

Além disso, ele é obrigado a manter o veículo segurado integralmente. Em caso de sinistro com perda total, será obrigado a ressarcir o saldo devedor do contrato.

O pagamento de multas, despesas com licenciamento e IPVA também são de responsabilidade do cliente.

Como faço para alterar meus dados cadastrais?

Entre em contato conosco informando seu endereço completo para correspondência e/ou o novo telefone.

É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados para que possamos manter contato permanente.

Não recebi/extraviei o carnê. Como devo proceder para o pagamento da parcela?

Para efetuar o pagamento da prestação você deverá entrar em contato com um de nossos canais de atendimento e informar seu endereço completo (rua/avenida, número, complemento, bairro, CEP, cidade e estado).

Como faço para efetuar o pagamento da parcela em atraso?

Até o 10º dia após o vencimento, o pagamento poderá ser feito somente no banco emissor do boleto, acrescido dos encargos.

Ressaltamos que um dos nossos escritórios de advocacia poderá entrar em contato para agendar o pagamento da prestação em aberto.

Como proceder para antecipar a liquidação do meu contrato?

A liquidação antecipada do contrato poderá ser feita a qualquer momento, respeitando-se as normas inerentes ao produto, sob pena de descaracterização da operação de arrendamento mercantil, conforme legislação vigente.

Para mais informações sobre esse processo veja os checklists “Liquidação Antecipada Antes ou Após a 24ª Parcela” ou “Liquidação por Sinistro”. Clique aqui.

A parcela periódica de arrendamento paga não é a vencida no mês. O que eu faço?

Concluídas as 48 horas úteis da realização do pagamento, por favor entre em contato conosco solicitando a apropriação do valor pago na parcela do mês e o envio de outro boleto correspondente à parcela que foi paga indevidamente.

Como faço para obter o extrato dos meus pagamentos?

Entre em contato com um de nossos canais de atendimento para solicitar o registro de todos os pagamentos consolidados.

Como é composto o valor da parcela periódica de arrendamento?

O valor das parcelas periódicas de arrendamento será composto por:

  • Valor da Contraprestação de Arrendamento (valor dedutível como despesa no caso de pessoas jurídicas);
  • Valor de Antecipação do VRG, dependendo da forma de pagamento do VRG ajustado no contrato.

Esses valores estão assinalados no recibo do sacado de cada uma das parcelas periódicas do arrendamento do carnê.

Como faço a troca do veículo que está alienado no meu contrato (substituição de garantia)?

O processo que permite a troca do veículo alienado por outro é denominado Substituição de Garantia.

Diante da prévia autorização do Banco Volkswagen é possível substituir o veículo, desde que o valor de mercado do novo veículo seja igual ou superior ao valor original do veículo a ser substituído, de mesma natureza e que não esteja alienado.

Para veículos usados, este deverá ter no máximo 12 (doze) anos de uso e fabricação, incluindo o ano vigente.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Substituição de Garantia LEASING”. Clique aqui.

Como faço a transferência de titularidade de contrato (Cessão de Direitos)?

É possível ceder e transferir a terceiros os direitos e as obrigações de seu financiamento, mediante análise de crédito.

O valor da negociação referente aos valores pagos no financiamento até a data da transferência é de responsabilidade das partes envolvidas.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Cessão de Direitos e Obrigações LEASING”. Clique aqui.

Desejo alterar o estado de emplacamento do veículo. O que preciso fazer?

É possível alterar a Unidade Federativa (UF) atual de licenciamento do veículo para outra cidade.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Alteração da Unidade Federativa”. Clique aqui.

O que faço em caso de necessidade de viagem ao exterior com o veículo arrendado?

Para deixar o Brasil com um veículo de propriedade do Banco Volkswagen é necessária uma autorização prévia.

Para mais informações sobre esse processo veja o checklist “Autorização para viagem”. Clique aqui.

Em que momento ocorre a liberação do veículo ao fim do contrato?

A liberação do gravame ocorre automaticamente em até 10 dias corridos após a liquidação do financiamento.

Após o envio da opção pela aquisição do veículo, bem como a quitação do contrato, o Banco Volkswagen enviará o CRV devidamente preenchido para a residência do cliente.

Em caso de faturamento do veículo em nome de terceiros será necessário o preenchimento dos dados do comprador e envio da opção de término, disponível no carnê, 30 dias antes do vencimento da última parcela periódica de arrendamento.

Após o recebimento do recibo será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir o novo documento (CRV), sem alienação e em nome do novo proprietário do veículo.

Perguntas Frequentes - Clientes

Seguros

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Automóveis

Quais fatores influenciam o preço do seguro?

O custo do seguro é composto por inúmeras variáveis como:

  • Marca, modelo e ano de fabricação do veículo;
  • Região de risco;
  • Perfil do motorista;
  • Garantias contratadas;
  • Valor da franquia; abrangência dos serviços de assistência 24 horas;
  • Classe de bônus;
  • Eventuais descontos especiais.

O que é sinistro e como abrir uma ocorrência?

É a ocorrência de um dos eventos previstos na apólice (colisão, incêndio, roubo ou furto), de forma involuntária e imprevista, que cause prejuízo ao segurado e/ou terceiro.

Para comunicar a ocorrência de sinistro, entre em contato com a seguradora correspondente abaixo:

Seguradora Aviso de Sinistro
Seguros Volkswagen

Assistência 24 horas e atendimento a sinistro
4002-1525 (capitais e cidades metropolitanas)
0800-775-1525 (demais localizações)

SAC
0800-775-4545

Ouvidoria
0800-775-1079

Sul América

4004-4100 (capital) ou 0800-727-4100 (demais regiões)

Auto Mulher 4004-1987 (capital) ou 0800-725-1897 (demais regiões)

Porto Seguro

3337-6786 (capitais)

0800-703-0203 (demais regiões)

Azul Seguros

4004-3700 (capitais)

0800-703-0203 (demais regiões)

Mapfre

4004-0101 (capitais)

0800-705-0101 (demais regiões)

Chubb

0800-702-5048 / 0800-055-9091

de 2ª a 6ª - das 8h às 20h

HDI

4002-1261 (capitais)

0800-701-5430 (demais regiões)

O que são bônus?

As seguradoras atribuem uma classe de bônus para cada apólice em função do número de anos de contratação do seguro e da quantidade de sinistros.

Essa classe de bônus é reconhecida pelas seguradoras mesmo quando o cliente troca de corretor ou seguradora na renovação da apólice.

Avançar na escala de classe de bônus representa desconto no preço do seguro, que varia de seguradora para seguradora. O benefício dos bônus pertence ao segurado, correspondendo às características de motorista.

O que é endosso?

É qualquer alteração que ocorre durante a vigência da apólice de seguro.

As alterações mais frequentes são: substituição do veículo, troca de condutor, alteração/ inclusão de coberturas, etc.

Proteção Financeira

O que é Seguro de Proteção Financeira (SPF)?

O Seguro de Proteção Financeira tem por objetivo garantir a tranquilidade ao cliente e à família, pois garante cobertura para imprevistos, como morte, invalidez total permanente por acidente, desemprego e incapacidade física total temporária.

Em que situação o Seguro de Proteção Financeira não garante o pagamento da dívida?

Existem algumas situações nas quais o risco de inadimplência está excluído.

Por exemplo, se você aderir a um programa de demissão incentivada, demissão por justa causa, afastamento por doença pré-existente, entre outros. Consulte as condições gerais da sua apólice para mais detalhes.

Qual é a seguradora responsável pelo risco?

A seguradora parceira da Volkswagen Corretora de Seguros é a Cardif.

Garantia Estendida

Se a revisão do veículo não for realizada de acordo com o Manual de Garantia perde-se a Garantia Estendida?

Sim. Caso o cliente não cumpra as revisões do veículo, conforme descriminado no Manual de Garantia Original, ele perderá o direito de reparos em Garantia Estendida.

Meu veículo está no período da Garantia Estendida e precisa ser reparado devido a um defeito mecânico. Como faço para acionar a seguradora?

Entre em contato com a Central de Atendimento (0800-600-6111) ou leve seu veículo para a Concessionária Volkswagen onde adquiriu o produto.

Como faço para cancelar a Garantia Estendida?

Entre em contato com a Central de Atendimento (0800-600-6111). Eles providenciarão o cancelamento e informarão sobre a possível restituição de valores.

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